Encante-se com as 5 melhores cidades históricas brasileiras 

Em um país imenso como o nosso, e com uma pluralidade racial e cultural, foi muito difícil fazer uma lista com apenas 5 cidades. 

Publicidade

Porém nesta lista das cinco melhores cidades históricas brasileiras, conseguimos visualizar influências de países como Portugal, Holanda, Alemanha e alguns países africanos em nossa cultura. Veja a seguir quais são essas cidades.

TOP 5 Melhores cidades históricas do Brasil

As melhores cidades históricas do Brasil são realmente impressionantes e tenho certeza que você vai querer conhecer cada uma delas. Confira:

1. Olinda – PE  

Olinda teve origem no século XVI, quando foi instituído pela Coroa Portuguesa o regime de capitanias que se iniciou em 1534. Pouco tempo depois, em 1537 Olinda já havia se elevado à condição de Vila.

Olinda tem características portuguesas e holandesas em sua arquitetura e uma grande mistura de povos. 

Nos dias atuais é uma das principais cidades turísticas do Brasil, muito forte em seu Carnaval que enaltece bastante as características de seu povo.

Além do Carnaval, há vários pontos turísticos, tais como: centro histórico de Olinda, Alto da Sé, Galeria São Salvador, belas praias, além de igrejas, museus e mercados. 

2. Ouro Preto – MG  

Ouro Preto teve origem no Arraial do Padre Faria em 1698, sendo elevada a condição de vila em 1711 com nome de Vila Rica.

Com a independência do Brasil, foi reconhecida como capital da província de Minas Gerais, sendo chamada de Imperial cidade de Ouro Preto.

Ouro Preto é uma das cidades brasileiras tombadas, e consideradas patrimônio nacional. O título foi recebido pela Unesco em 1980.

A cidade fica em uma região montanhosa, e tem como vegetação principal o cerrado.  

A arquitetura predominante da cidade é o Barroco, muito presente nas igrejas. Foi escolhido esse estilo para as igrejas, para criar o fomento aos fiéis, a fim de convencê-los com os ricos detalhes, principalmente a vasta quantidade de ouro. 

Nesta cidade, que é uma das melhores cidades históricas de Minas Gerais e do Brasil, existem vários pontos turísticos que não se pode deixar de visitar em Ouro Preto. Dentre eles estão:

  • Centro Histórico
  • Museu da Inconfidência
  • Casa dos Contos
  • Basílica de Nossa Senhora do Pilar
  • Igreja de São Francisco de Assis e Praça Tiradentes. 

3. Paraty-RJ  

Os primeiros habitantes da cidade foram os índios Guaianás, posteriormente saíram devido à chegada dos índios Tupis. Apenas no séc. XVI chegaram os primeiros europeus para a região. 

A cidade de Paraty é litorânea, localizada na região sul do Estado do Rio de Janeiro. Tem forte influência da maçonaria em sua arquitetura, sendo facilmente reconhecido alguns símbolos em casas, esquinas e antigos monumentos. A cidade também é muito conhecida pelos estudos em Geografia e História. 

Nos dias atuais, a cidade é muito reconhecida no Turismo. Há várias praias que não podem ficar de fora em sua lista de visitas, como: Praia do Sono, Praia Saco do Mamanguá, Praia Ilha do Pelado, entre outras.  

Também é reconhecida pelas suas cachoeiras, sendo Cachoeira do Tobogã um dos belos exemplos.  

Há várias atividades muito divertidas para serem feitas, principalmente entre amigos, como passeios de escunas, e passeios de jipe em cachoeiras e alambiques. 

4. Petrópolis – RJ 

A fundação de Petrópolis está ligada a D. Pedro I, a região não era muito habitada, uma vez que ali não havia comercialização de mercadorias. 

Quando em uma estadia de D. Pedro I na fazenda do Padre Correia, o mesmo ficou encantado com a região e com o clima, e decidiu adquirir uma propriedade vizinha. 

A cidade é conhecida como Cidade Imperial nos dias de hoje, e tem várias referências a isso em seus museus. O principal deles, o Museu Imperial. 

A cidade Imperial também é conhecida por ser o segundo maior polo cervejeiro do país, graças também a administração municipal que concedeu algumas isenções fiscais para esse setor produtivo. 

O turismo de Petrópolis é concentrado com a História Imperial do Brasil, com o mercado cervejeiro e com a colonização Alemã, esta última, explica a alta temporada do turismo da cidade que é em junho, quando é comemorada a Festa do Colono Alemão (Bauernfest). 

5. Salvador – BA 

O que pensar justamente da cidade que foi a primeira capital do Brasil? Se é de cidade histórica que buscamos, ela é uma das cidades que não se pode deixar de ser visitada.  

Dentre as 5 melhores cidades histórias brasileiras, Salvador, é a que mais se desenvolveu, a que mais se modernizou. 

Salvador se destaca bastante na culinária, na música, e na arquitetura de seus monumentos históricos. A cultura é bem diversificada, e tem um grande destaque para a influência africana. 

Pontos turísticos é o que não falta, em uma visita à cidade, você conhecerá a Igreja e Convento de São Francisco, Centro Histórico, Praia do Porto da Barra, Elevador Lacerda, Pelourinho, entre vários outros pontos que não será encontrado igual em nenhum outro lugar do mundo. 

No tocante a cidades históricas, em nenhum lugar do mundo encontramos tantas cidades com vasta riqueza cultural, e natural. 

Não se trata de qual cidade ser visitada, e sim, quando visitar cada uma delas. 

Compartilhe

Posts Relacionados

Marketing Turístico: Entenda a sua importância! Dicas Marketing Turístico: Entenda a sua importância! Estratégia de marketing turístico consegue despertar uma vontade de arrumar as malas e cair na estrada, no entanto, para que esse objetivo seja alcançado, essa estratégia deve ser bem...
App Reserva Hotel – Confira os 11 Melhores, Clique para saber quais são! Viajar App Reserva Hotel – Confira os 11 Melhores, Clique para saber quais são! App reserva hotel é uma maneira simples de fazer uma hospedagem sem sair de casa, tudo é feito 100% na internet. Com esse aplicativo você consegue reservar quartos de hotéis e...

Dicas Do Freitas é um portal de notícias sobre o dicas em geral que traz as últimas novidades e tendências do setor, apresentando também dicas de aplicativos para quem gosta de se manter atualizado e conhecer os melhores apps disponíveis na plataforma Android e IOS.

Inicio | Guest Post | Contato | Politicas de Privacidade | Quem Somos | Termos de Uso

Este site não é afiliado ao Facebook ou a qualquer entidade do Facebook. Depois que você sair do Facebook, a responsabilidade não é deles e sim do nosso site. Fazemos todos os esforços para indicar claramente e mostrar todas as provas do produto e usamos resultados reais.

© 2022 -

Aviso de Cookies

O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK