É bom sonhar muito? Confira a resposta!

Anúncios

De acordo com um artigo publicado no jornal da Academia de Ciências de Nova York, as pessoas estão sonhando menos atualmente. No entanto, isso pode trazer prejuízos na sua vida, já que sonhar muito é bom.

Rotating Banners

Sonhar é um meio de sua mente trazer benefícios para sua saúde mental e física, através de traumas tratados, fobias amenizadas, memórias consolidadas, além da correta regulação de processos metabólicos importantes para sua qualidade de vida.

Anúncios

Benefícios em sonhar

Os sonhos nos ajudam a armazenar as memórias e as coisas que aprendemos.

O cérebro reativa e consolida as novas memórias e informações recebidas enquanto dormimos, e os pesquisadores têm visto que este processo se reflete diretamente no conteúdo de nossos sonhos.

Rotating Banners

Entretanto, alguns especialistas acreditam que os sonhos não refletem apenas o que precisamos saber e lembrar, eles o estão catalogando ativamente.

Suas descobertas sugerem que nossos sonhos são uma espécie de experiência de realidade virtual, uma vez que testemunhamos este processamento de memória.

As experiências tanto em animais quanto em humanos apoiam a teoria de que nossos sonhos são como um “ensaio” dessa nova informação, permitindo que nosso cérebro a coloque em prática e organize e consolide ativamente o material.

Rotating Banners

Os sonhos ajudam a processar nossas emoções.

Pesquisas recentes sugerem que é mais provável que sonhemos com experiências emocionalmente intensas, e as ondas cerebrais theta durante o sono REM são uma maneira pela qual o cérebro consolida essas memórias. Isto levou alguns pesquisadores a examinar como o sono REM desempenha um papel na recuperação do trauma e na regulação do humor, devido a sua mão no processamento de experiências difíceis

Até mesmo os pesadelos têm benefícios.

Os pesadelos ocorrem com mais frequência no sono REM, mas ao contrário dos sonhos lúcidos, essas imagens intensas e muitas vezes indesejáveis acontecem com a diminuição da atividade do córtex pré-frontal, o que significa que há menos controle emocional e uma sensação mais esmagadora de excitação.

Rotating Banners

Os pesquisadores agora acreditam que estas experiências são a maneira do cérebro nos preparar para quando coisas ruins acontecem, como um ensaio geral emocional.

É quase como se a mente estivesse antecipando coisas ruins que acontecem, e depois experimentando soluções.

Rotating Banners

Alguns especialistas acreditam que este é um mecanismo de defesa enraizado em nossos primeiros dias, pois se algo ruim acontecesse uma vez, haveria uma chance de acontecer novamente. Portanto, ter um pesadelo recorrente desse evento poderia mantê-lo em guarda.

Problemas em sonhar pouco

Sem sonhar o tempo necessário, você pode ter problemas emocionais, psicológicos, obesidade e até desenvolver diabetes, entre outros problemas. Seguindo esse raciocínio, sonhar muito é bom.

Rotating Banners

No entanto, com a vida cotidiana cada vez mais corrida, as pessoas estão sonhando menos. Um dos maiores causadores disso é a insônia, que é considerado um problema de saúde pública mundial. Cerca de 36% da população mundial tem quadros de insônia.

Sem dormir, é impossível conseguir sonhar o tempo necessário para ter todos os benefícios proporcionados por sonhar demais. Uma vez que você já descobriu que sonhar muito é bom, é necessário investir em si mesmo para ter noites de sono de mais qualidade.

Rotating Banners

3 Dicas para dormir melhor

Mesmo se você dormir as 8 horas de sono indicadas pelos especialistas, se a qualidade do seu sono for ruim, você não irá sonhar. Isso porque você precisa alcançar a fase REM do sono para conseguir sonhar.

É na fase REM do sono, estado mais profundo, que o cérebro entra em relaxamento total. Dessa forma, a mente pode processar todas as informações, emoções e pensamentos registrados durante o dia, amenizando as emoções negativas e consolidando as memórias adquiridas.

Rotating Banners

No entanto, há algumas práticas que você pode adquirir para dormir com qualidade e sonhar mais. Uma delas é passar em um psiquiatra e solicitar tratamento medicamentoso para ter um sono de qualidade. No entanto, existem algumas outras práticas para ajudá-lo a dormir melhor e ter mais sonhos.

1. Tenha horários regulares para dormir e acordar

horario pra dormir

O seu organismo precisa de uma rotina saudável para funcionar de forma eficaz. Isso significa ter horários certos para comer, trabalhar, ter horas de lazer, dormir e acordar.

Rotating Banners

Ao ter um horário determinado para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana e feriados, você terá mais chances de dormir bem e sonhar mais.

2. Faça exercícios físicos

A prática de atividades físicas pela manhã ou à tarde é fundamental para você dormir melhor.

Rotating Banners

No entanto, não pratique exercícios físicos durante a noite, já que isso pode causar agitação. Faça seus exercícios até seis horas antes de ir para cama.

Dessa maneira, você dormirá melhor até atingir o estado REM do sono.

Rotating Banners

3. Não beba cafeína à noite

Evite tomar café, energéticos, refrigerantes e outras bebidas com cafeína antes de dormir.

O ideal é consumir a substância até 4 horas antes de você ir para cama. Isso porque você pode sofrer com insônia e consequentemente, dormir mal a ponto de não ter sonhos.

Rotating Banners

Para mais detalhes sobre sonhos, acesse https://supersticiosidade.com.br/

Cuota

Conteúdo Relacionado

5 Passos Simples E Fáceis Para Descobrir O Sexo Do Bebê Dicas 5 Passos Simples E Fáceis Para Descobrir O Sexo Do Bebê Descobrir o sexo do seu bebê pode ser muito divertido. Mas isso não significa que não seja estressante às vezes também! Talvez você tenha a sensação de qual sexo seu bebê...
26 melhores fontes de renda extra que você ficaria louco de perder Dicas 26 melhores fontes de renda extra que você ficaria louco de perder Você provavelmente está procurando maneiras de ganhar algum dinheiro extra, e isso é uma ótima ideia! Mas existem tantas opções diferentes lá fora, que pode ser difícil...
Você conhece os carros que menos quebram? Confira os 7 mais resistentes! Tudo Sobre Carros Você conhece os carros que menos quebram? Confira os 7 mais resistentes! Quando vamos comprar um carro, sempre buscamos carros que menos quebram, tenha comodidade, espaço e claro um pouco de charme. Afinal, não adianta comprar um carro muito bonito mas que...
Como recuperar fotos do Dropbox? 2 maneiras simples e rápidas! Dicas Como recuperar fotos do Dropbox? 2 maneiras simples e rápidas! O Dropbox é um serviço online de armazenamento de arquivos, sejam eles fotos, vídeos, pdf e áudios. Ao fazer download e configuração da ferramenta, é possível transferir seus...
Planejamento Financeiro Pessoal: 6 Dicas para VOCÊ ECONOMIZAR o ano Todo! Dicas Planejamento Financeiro Pessoal: 6 Dicas para VOCÊ ECONOMIZAR o ano Todo! Imagine poder usar o seu dinheiro de uma forma prazerosa e melhor ainda, não ficar contando moedinhas no fim do mês! Se cada real que você ganhasse se multiplicasse de uma...
Recupere os arquivos no Google Drive com esses passos simples Dicas Recupere os arquivos no Google Drive com esses passos simples O Google Drive é a melhor ferramenta de armazenamento de arquivos  disponível atualmente, ótimo para quem não possui memória  disponível em seu dispositivo. Diferente de...
Assistir Prime Video Gratis – Assista Gratuitamente Filmes e Séries Da Amazon Prime Dicas Assistir Prime Video Gratis – Assista Gratuitamente Filmes e Séries Da Amazon Prime Quer saber como assistir a Prime Vídeo grátis? Então vem comigo que irei te falar como ver os filmes e séries da Amazon Prime gratuitamente . Aproveite o momento que está...

Dicas Do Freitas é um portal de notícias sobre dicas em geral que traz as últimas novidades e tendências do setor, apresentando também dicas de aplicativos para quem gosta de se manter atualizado e conhecer os melhores apps disponíveis na plataforma Android e IOS.

HomeContato | Políticas de Privacidade | Quem somos | Termos de uso

© 2024 Dicas Do Freitas - Todos os direitos reservados. Rua Maria Dos Santos,103 São Bento/PB CEP: 58865-000 - CNPJ: 38.345.354/0001-40

© 2024 -