Salário Maternidade 2022/2023: Quem tem direito e qual valor a receber?

Salário maternidade é um benefício que o Governo Federal oferece a mulheres que vão dar à luz ou adotar uma criança, o auxílio tem o valor de mil reais e dura 180 dias (3meses). Porém, antes de solicitar a licença maternidade 5 meses é importante verificar em qual das 3 categorias você se encaixa. 

Publicidade

Por isso, se você tem dúvidas sobre o salário maternidade fique comigo e saiba todos os detalhes sobre esse benefício do Governo.

O que é salário maternidade?

O salário maternidade é uma ajuda financeira que é oferecida a todas as mães que tiveram um filho recentemente, assim ela pode cuidar do seu pequeno(a) sem se preocupar quando e como vai voltar a ganhar o seu suado dinheiro.

Esse salário também é válido para mulheres que adotaram uma ou mais crianças, vale lembrar que nesses casos a criança deve ter até 12 anos para receber essa ajuda.

Qual a diferença entre salário e licença maternidade?

A diferença é simples, o salário é o valor que o Governo mais a Previdência Social envia para as mulheres inscritas no benefício. Já a licença maternidade, e a ausência que a mulher vai ter na empresa na qual ela trabalha! 

Quem tem direito a receber o salário maternidade?

As pessoas que tem direito a receber o salário maternidade são:

  • Mulheres que tiveram um filho recentemente;
  • Quem está prestes a dar a luz;
  • Adoção de uma criança;
  • Aborto não criminoso;
  • Ou quem perdeu o bebe durante a gravidez;

É importante lembrar, para receber esse auxílio a mulher deve estar empregada no regime CLT(carteira assinada) ou trabalhar como empregada doméstica. Todos os casos citados, tem o direito da licença maternidade por 120 dias, podendo ser prolongada para mais 60.

Quem tem direito a 6 meses de licença maternidade?

Para que a cidadã consiga os 6 meses de licença maternidade ela deve trabalhar como servidora pública. Esses 6 meses de licença são garantidos por lei desde de 2008, segundo a lei n°11.770. Porém, os dois meses a mais devem ser solicitados pela servidora.

E para as mulheres que não trabalham como servidora pública, é possível solicitar a licença de 6 meses? Na verdade sim, para que possa conseguir 2 meses a mais na licença, a empresa empregadora tem que estar participando do Programa Empresa Cidadã.

Qual é o valor do salário maternidade?

O valor do salário maternidade é de R$1.212, valor no qual o salário mínimo está hoje em dia! 

Como funciona o recebimento do salário-maternidade?

O recebimento do salário- maternidade começa a partir do primeiro dia de nascimento ou adoção do seu filho. Em alguns casos, é possível exigir o benefício 28 dias antes de dar a luz , isso é possível caso a mulher comece a entrar em férias antes do previsto.

Como solicitar salário materno?

Para dar entrada no salário materno basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site oficial do Governo Federal, procure pelo botão “novo pedido”, digite todos os dados necessários e faça login.
  2. Depois, desça a tela e procure e escolha a opção pensão e logo em seguida salário-maternidade.

Após fazer todo esse processo, todos os dados necessários para finalmente solicitar o benefício! Normalmente, eles solicitam nome, CPF e número de telefone. Mas não se preocupe pois é seguro.

Quantas parcelas são pagas no salário-maternidade?

A duração do salário-maternidade é de 4 meses, logo serão quatro parcelas de R $1.212 ao longo dos 120 dias do benefício. Lembrando que as parcelas podem ser aumentadas caso a empresa empregadora participe do programa Empresa Cidadã.

Quanto tempo demora para receber a primeira parcela da licença maternidade?

Segundo o site Previdenciarista, o recebimento da primeira parcela da licença deve acontecer 30 dias após a gestante ter solicitado o salário maternidade. 

Quando devo entrar com pedido de auxílio maternidade?

O pedido pode ser feito 28 dias antes do parto, você pode provar esse afastamento ao INSS levando um atestado médico.

Qual a diferença de salário maternidade e auxílio maternidade?

A diferença aqui é simples, o salário maternidade quem paga e a empresa que contratou a empregada durante a licença. Já o auxílio maternidade é um pagamento único feito pela Previdência Social. Viu como essa diferença é fácil de entender?

O que é necessário para dar entrada no auxílio maternidade?

Para dar entrada no Auxilio maternidade você deve ter em mãos o seguintes documentos:

  • CPF;
  • Atestado médico caso a gestante de entrada 28 dias antes do parto;
  • Adoção: Mostrar a nova certidão de nascimento da criança;

Qual o valor do salário maternidade urbano?

O salário maternidade urbano é o mesmo valor do salário mínimo atual, que está em 1, 212 mil reais. O valor é pago pela Previdência Social!

Estou desempregada a 3 anos tenho direito a salário maternidade?

É totalmente possível receber o salário maternidade mesmo que esteja desempregada, porém você deve estar de acordo com algumas regras! Entre elas estão:

  • Estar preste a dar luz;
  • Ter adotado uma criança;
  • Ter sofrido um aborto espontâneo;

Nesses casos, você pode solicitar o benefício! Vale lembrar que você deve ter trabalhado no mínimo 10 meses de carteira assinada no passado.

Estou desempregada a 5 anos tenho direito a salário-maternidade?

De acordo com o site Alessandra Strazzi, quem está desempregado durante esse período não é possível ter acesso ao auxílio do Governo, isso porque, o tempo máximo nesses casos são de no máximo 36 meses ou 3 anos.

No entanto, caso realmente esteja precisando dessa ajuda do Governo, recomendo que procure imediatamente o INSS da sua cidade e explique sua atual situação. 

Quem nunca trabalhou com carteira assinada tem direito a salário maternidade?

Depende, caso você nunca tenha trabalhado de carteira assinada e também não pagou o INSS você não tem direito ao salário maternidade. Pois o principal requisito para receber esse auxílio é ter contribuído com a Previdência Social.

Por outro lado, se você nunca trabalhou, porém já pagou o INSS é direito seu receber o salário maternidade.

Salário maternidade para menor de 18 anos

Sim, é possível que um menor de idade receba o salário maternidade, porém os pais junto ao menor devem comprovar que trabalha como agricultor rural segundo o art. 71 da Lei 8.213/1991.

Como sacar salário maternidade no caixa eletrônico?

Antes de sacar é preciso receber uma carta de concessão do benefício do INSS, normalmente eles enviam essa carta para o seu endereço. A carta do INSS chegou em sua residência? Basta seguir o passo a passo abaixo!

Vá a uma agência Caixa Econômica Federal e apresente documentos e a carta INSS, após isso você já vai poder sacar o auxílio.

Salário maternidade telefone

Publicidade

O número do salário maternidade e 135, os dias de funcionamento e horários são de segunda a sábado a partir das 7 horas da manhã. Essas foram as principais informações sobre o salário maternidade.

Compartilhe

Posts Relacionados

Licença maternidade doméstica 2022- O que é e como funciona Programas Do Governo Licença maternidade doméstica 2022- O que é e como funciona A Licença maternidade doméstica 2022 é uma ajuda que o governo oferece às mulheres que acabaram de ter um filho. Esse auxílio tem como principal meta ajudar as mamães a se...
Quando e onde surgiu o futebol moderno? Aplicativos Quando e onde surgiu o futebol moderno? Você já ouviu o termo futebol moderno? Esta frase é frequentemente empregada para ilustrar como o jogo tem evoluído nos últimos anos , especialmente em termos de estilo de jogo e...
Minha casa minha vida inscrições 2022; Quem pode se inscrever no programa? Dinheiro Minha casa minha vida inscrições 2022; Quem pode se inscrever no programa? Minha casa minha vida é um plano criado pelo Governo Federal. Esse programa tem como finalidade ajudar famílias com renda baixa a conseguirem um financiamento da casa...
Saiba como tocar violino online- Aprenda sozinho violino em casa! Aplicativos Saiba como tocar violino online- Aprenda sozinho violino em casa! No brasil poucas pessoas sabem como tocar violino, pois o caminho para aprender a tocar violino do zero é longo e muitas vezes solitário. Afinal, ninguém da sua família ou amigos...
Conheça Os Melhores Aplicativos Para Limpar Memória Do Seu Celular Aplicativos Conheça Os Melhores Aplicativos Para Limpar Memória Do Seu Celular Se seu telefone está cheio e não tem como tirar fotos, gravar vídeos ou até mesmo instalar um novo app, então você precisa conhecer os aplicativos para limpar memória do seu...
Onde investir meu dinheiro para render mais 2022 para 2023 Dicas Onde investir meu dinheiro para render mais 2022 para 2023 Você provavelmente está recebendo muitos conselhos de investimento de amigos, família e da internet. Pode ser difícil saber em quem confiar. O fato é que a maioria das pessoas...
Simply Piano Para PC: Como Baixar Simply Piano Dicas Simply Piano Para PC: Como Baixar Simply Piano Se você está aqui é porque deseja saber como baixar o Simply Piano para o seu PC . Então vem comigo que irei te falar todo o passo a passo simples e direto ao ponto. ...
PIS/PASEP: Saiba tudo sobre a antecipação do Abono Salarial em 2022 Internet De Graça PIS/PASEP: Saiba tudo sobre a antecipação do Abono Salarial em 2022 Para muitas pessoas, antecipação do pagamento do Abono Salarial ( PIS ) é uma ajuda financeira significativa. É por isso que há tantos cliques sobre este tópico, quem não...
8 Sites para ganhar dinheiro on-line sem nenhum investimento Dinheiro 8 Sites para ganhar dinheiro on-line sem nenhum investimento Se você está procurando maneiras de ganhar dinheiro on-line sem nenhum investimento inicial e sem tempo, você veio ao lugar certo. Ganhar dinheiro não é uma tarefa difícil se...
Como consultar CPF gratuitamente sem sair de casa Aplicativos Como consultar CPF gratuitamente sem sair de casa Alguns anos atrás, para consultar o seu CPF gratuitamente , você precisaria ter ido ao CDL. Esta opção geralmente custa em torno de R$5,00 por consulta. SERASA criou um...
Conheça As 8 Formas De Ganhar Dinheiro Com TikTok – Segredos Revelados! Dinheiro Conheça As 8 Formas De Ganhar Dinheiro Com TikTok – Segredos Revelados! Não é segredo para ninguém que hoje em dia dá para ganhar dinheiro com TikTok e muitas pessoas estão lucrando milhares de reais apenas utilizando essa rede social. Inclusive dá...
Como obter o aumento de salário que você TANTO merece seguindo ESSES PASSOS SIMPLES! Dinheiro Como obter o aumento de salário que você TANTO merece seguindo ESSES PASSOS SIMPLES! Já faz um tempo que você não recebe um aumento, você sempre sente vontade de pedir um aumento, mas nunca pede, porque é estranho, certo? Entendo, não é fácil pedir um...
Cupom Wemobi: Como conseguir cupom de desconto Wemobi? Aplicativos Cupom Wemobi: Como conseguir cupom de desconto Wemobi? O Grupo JCA, a holding proprietária das empresas 1001, Cometa, Catarinense e Expresso do Sul, decidiu criar uma resposta. Buser foi uma start-up que prometia passagens mais baratas e...
Aplicativo de carona de carro: 4 melhores aplicativos de carona Aplicativos Aplicativo de carona de carro: 4 melhores aplicativos de carona Se você está a pé e deseja pegar uma carona, então você precisa conhecer esses aplicativos de carona de carro . Sim! Eles são totalmente confiáveis e muito práticos de usar. ...
5 Passos Simples E Fáceis Para Descobrir O Sexo Do Bebê Aplicativos 5 Passos Simples E Fáceis Para Descobrir O Sexo Do Bebê Descobrir o sexo do seu bebê pode ser muito divertido. Mas isso não significa que não seja estressante às vezes também! Talvez você tenha a sensação de qual sexo seu bebê...

Dicas Do Freitas é um portal de notícias sobre o dicas em geral que traz as últimas novidades e tendências do setor, apresentando também dicas de aplicativos para quem gosta de se manter atualizado e conhecer os melhores apps disponíveis na plataforma Android e IOS.

Inicio | Contato | Politicas de Privacidade | Quem Somos | Termos de Uso

Este site não é afiliado ao Facebook ou a qualquer entidade do Facebook. Depois que você sair do Facebook, a responsabilidade não é deles e sim do nosso site. Fazemos todos os esforços para indicar claramente e mostrar todas as provas do produto e usamos resultados reais.

© 2022 -

Aviso de Cookies

O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK