Salário maternidade é um benefício que o Governo Federal oferece a mulheres que vão dar à luz ou adotar uma criança, o auxílio tem o valor de mil reais e dura 180 dias (3meses). Porém, antes de solicitar a licença maternidade 5 meses é importante verificar em qual das 3 categorias você se encaixa.
Por isso, se você tem dúvidas sobre o salário maternidade fique comigo e saiba todos os detalhes sobre esse benefício do Governo.
O salário maternidade é uma ajuda financeira que é oferecida a todas as mães que tiveram um filho recentemente, assim ela pode cuidar do seu pequeno(a) sem se preocupar quando e como vai voltar a ganhar o seu suado dinheiro.
Esse salário também é válido para mulheres que adotaram uma ou mais crianças, vale lembrar que nesses casos a criança deve ter até 12 anos para receber essa ajuda.
A diferença é simples, o salário é o valor que o Governo mais a Previdência Social envia para as mulheres inscritas no benefício. Já a licença maternidade, e a ausência que a mulher vai ter na empresa na qual ela trabalha!
As pessoas que tem direito a receber o salário maternidade são:
É importante lembrar, para receber esse auxílio a mulher deve estar empregada no regime CLT(carteira assinada) ou trabalhar como empregada doméstica. Todos os casos citados, tem o direito da licença maternidade por 120 dias, podendo ser prolongada para mais 60.
Para que a cidadã consiga os 6 meses de licença maternidade ela deve trabalhar como servidora pública. Esses 6 meses de licença são garantidos por lei desde de 2008, segundo a lei n°11.770. Porém, os dois meses a mais devem ser solicitados pela servidora.
E para as mulheres que não trabalham como servidora pública, é possível solicitar a licença de 6 meses? Na verdade sim, para que possa conseguir 2 meses a mais na licença, a empresa empregadora tem que estar participando do Programa Empresa Cidadã.
O valor do salário maternidade é de R$1.212, valor no qual o salário mínimo está hoje em dia!
O recebimento do salário- maternidade começa a partir do primeiro dia de nascimento ou adoção do seu filho. Em alguns casos, é possível exigir o benefício 28 dias antes de dar a luz , isso é possível caso a mulher comece a entrar em férias antes do previsto.
Para dar entrada no salário materno basta seguir o passo a passo a seguir:
Após fazer todo esse processo, todos os dados necessários para finalmente solicitar o benefício! Normalmente, eles solicitam nome, CPF e número de telefone. Mas não se preocupe pois é seguro.
A duração do salário-maternidade é de 4 meses, logo serão quatro parcelas de R $1.212 ao longo dos 120 dias do benefício. Lembrando que as parcelas podem ser aumentadas caso a empresa empregadora participe do programa Empresa Cidadã.
Segundo o site Previdenciarista, o recebimento da primeira parcela da licença deve acontecer 30 dias após a gestante ter solicitado o salário maternidade.
O pedido pode ser feito 28 dias antes do parto, você pode provar esse afastamento ao INSS levando um atestado médico.
A diferença aqui é simples, o salário maternidade quem paga e a empresa que contratou a empregada durante a licença. Já o auxílio maternidade é um pagamento único feito pela Previdência Social. Viu como essa diferença é fácil de entender?
Para dar entrada no Auxilio maternidade você deve ter em mãos o seguintes documentos:
O salário maternidade urbano é o mesmo valor do salário mínimo atual, que está em 1, 212 mil reais. O valor é pago pela Previdência Social!
É totalmente possível receber o salário maternidade mesmo que esteja desempregada, porém você deve estar de acordo com algumas regras! Entre elas estão:
Nesses casos, você pode solicitar o benefício! Vale lembrar que você deve ter trabalhado no mínimo 10 meses de carteira assinada no passado.
De acordo com o site Alessandra Strazzi, quem está desempregado durante esse período não é possível ter acesso ao auxílio do Governo, isso porque, o tempo máximo nesses casos são de no máximo 36 meses ou 3 anos.
No entanto, caso realmente esteja precisando dessa ajuda do Governo, recomendo que procure imediatamente o INSS da sua cidade e explique sua atual situação.
Depende, caso você nunca tenha trabalhado de carteira assinada e também não pagou o INSS você não tem direito ao salário maternidade. Pois o principal requisito para receber esse auxílio é ter contribuído com a Previdência Social.
Por outro lado, se você nunca trabalhou, porém já pagou o INSS é direito seu receber o salário maternidade.
Sim, é possível que um menor de idade receba o salário maternidade, porém os pais junto ao menor devem comprovar que trabalha como agricultor rural segundo o art. 71 da Lei 8.213/1991.
Antes de sacar é preciso receber uma carta de concessão do benefício do INSS, normalmente eles enviam essa carta para o seu endereço. A carta do INSS chegou em sua residência? Basta seguir o passo a passo abaixo!
Vá a uma agência Caixa Econômica Federal e apresente documentos e a carta INSS, após isso você já vai poder sacar o auxílio.
O número do salário maternidade e 135, os dias de funcionamento e horários são de segunda a sábado a partir das 7 horas da manhã. Essas foram as principais informações sobre o salário maternidade.
Dicas Do Freitas es un portal de noticias sobre tips en general que trae las últimas novedades y tendencias del sector, presentando también tips de aplicación para quienes les gusta estar al día y conocer las mejores apps disponibles en la plataforma Android e IOS.
Home | Contacto | Política de privacidad | Quienes somos | Terminos de uso
Este sitio web no está afiliado a Facebook ni a ninguna entidad de Facebook. Una vez que sales de Facebook, no es su responsabilidad, es de nuestro sitio web. Hacemos todo lo posible para indicar y mostrar claramente todas las pruebas de productos y utilizar resultados reales.
Pagina carregando…
0