Quanto tempo leva para aprender a tocar violão? Primeiro, assuma que não é uma questão de tempo, mas sim de recursos pessoais.
Na verdade, somos todos diferentes. Não existe uma regra universal. Mas há um pequeno método que muitas vezes podemos sugerir, e, se você o aplicar corretamente, verá rapidamente o primeiro progresso e poderemos responder à sua pergunta inicial. Então é isso: para aprender a tocar violão rapidamente, use o método OTPM:
Esta é basicamente a razão pela qual dissemos anteriormente que depende de recursos pessoais, pois somos todos diferentes. E se você não sabe aplicar os métodos de ensino sozinho, experimente um curso de violão para iniciantes.
Ser guiado por um professor especialista, principalmente no começo, pode fazer muita diferença. Leia conosco e saiba mais sobre quanto tempo leva para aprender a tocar violão, vamos lá!
Você pode definir o objetivo de aprender o básico e os primeiros acordes para tocar alguns acompanhamentos simples, pode mirar diretamente em algumas peças de folk e pop rock bastante fáceis ou até mesmo começar a acompanhar o canto (“No woman No cry” e “Knockin on heaven’s door” de Bob Dylan, “Jimmy” de Moriarty, etc.).
Poderíamos dar outros exemplos, pois estes não faltam, mas a lista seria muito longa. Isso não significa que ainda sejam músicas fáceis de tocar na íntegra e corretamente.
Fique atento porque, para atingir o objetivo, o simples fato de frequentar aulas de violão não é suficiente. Para ter sucesso, você precisará maximizar sua motivação e tornar seu trabalho pessoal regular e constante. O papel do tutor é acompanhá-lo neste processo de aprendizagem.
Mais uma vez, repetimos: precisamos avaliar caso a caso. Alguns têm mais tempo e mais benefícios do que outros. Isso também depende da idade do aspirante a violonista. Mas uma coisa é certa: nunca é tarde para aprender a tocar violão!
Para pessoas muito ocupadas e motivadas, um período de três meses pode ser suficiente para começar a “dedilhar”.
Para alguns, o objetivo será se aperfeiçoar, indo além do nível básico. São aqueles que, já um pouco mais experientes, querem se aventurar em peças complexas, baseadas em arpejos mais ou menos elaborados, acordes de barra ou mesmo solos, ou seja, aprender com música.
Nesse sentido, aconselhamos que você considere pelo menos três ciclos de 12 aulas de violão clássico, por exemplo, cada um equivalente a um ano inteiro de trabalho, para realmente começar a dominar as diferentes técnicas.
Novamente, essa recomendação só é realmente válida se você investir seu tempo para atingir esse marco e se sua motivação for impecável.
A definição “caso a caso”, portanto, faz sentido. Pietro pode levar um mês para começar a tocar as primeiras músicas, Ana 3 meses, e Paulo 6, mas o importante é obter o resultado desejado, não o tempo que leva para obtê-lo. Lembre-se também que até a escolha do seu primeiro violão pode afetar o resultado final.
Vamos ser sinceros, cada um de nós tem uma gestão de tempo e uma agenda diferente do outro. E isso se aplica à vida conjugal, família, amigos, trabalho, lazer, deveres, compromissos de caridade e assim por diante, incluindo o aprendizado de um novo instrumento.
Nenhum de nós pode investir tanto tempo quanto outra pessoa em uma determinada atividade. Então, saiba desde já que o seu tempo pessoal para se dedicar à prática terá que ser quase duas ou três vezes mais importante do que o trabalho que você fizer durante o curso de aprendizagem.
Portanto, dê preferência acima de tudo a praticar em casa. Aproveite o tempo para se isolar e se exercitar.
50% da resposta para a famosa pergunta: “Quanto tempo leva para aprender a tocar violão?” reside aqui: no tempo que você gasta aprendendo. Em geral, recomendamos pelo menos meia hora de prática de violão por dia (o ideal seria bem mais do que isso, no mínimo 3 horas).
É chegando a esse terceiro ponto que rapidamente se percebe como tudo está conectado. De fato, a conquista de seu objetivo está ligada à quantidade de tempo e trabalho que você pode dedicar a isso, o que, por sua vez, está ligado à sua motivação e paixão pessoal. E não tem nada a ver com a idade do violonista!
Neste ponto, não há necessidade de duvidar ou se preocupar porque, como em qualquer outra coisa a aprender, quanto mais determinação se trabalhar, melhor. E não desanime se tiver dificuldades com o mundo da música. Devemos persistir e não desistir.
Este foi nosso guia onde buscamos responder, com base em evidências, a sua dúvida sobre quanto tempo leva para aprender a tocar violão. Como vimos, a resposta é: depende. Depende de vários fatores externos, como sua motivação, prática diária e tempo disponível. Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo.
Dicas Do Freitas é um portal de notícias sobre dicas em geral que traz as últimas novidades e tendências do setor, apresentando também dicas de aplicativos para quem gosta de se manter atualizado e conhecer os melhores apps disponíveis na plataforma Android e IOS.
Home | Contato | Políticas de Privacidade | Quem somos | Termos de uso
© 2024 Dicas Do Freitas - Todos os direitos reservados. Rua Maria Dos Santos,103 São Bento/PB CEP: 58865-000 - CNPJ: 38.345.354/0001-40