A queda de cabelo é um problema recorrente que atinge cada vez mais pessoas ao redor do mundo, tendo em vista que ela é causada por inúmeros fatores, como problemas hormonais, estresse, sintomas de várias doenças, entre outras coisas.

Nesse contexto, se esse for seu caso e você estiver procurando o que usar para queda de cabelo,.

Aproveite este conteúdo feito pelos especialistas da Tacitá sob medida em parceria com o nosso site.

O que fazer para parar de cair o cabelo?

A queda de cabelo é um acontecimento normal durante o ciclo de vida de um fio, pois é necessário que o couro cabeludo faça uma renovação capilar de tempos em tempos.

No entanto, quando a quantidade de fios que cai durante o dia passa de 100 (é fácil perceber quando a queda está fora do comum, pois normalmente o chão e a escova de cabelo ficam cheios), pode ser um alerta de que algo está errado.

Nesse contexto, se o seu cabelo estiver caindo além do normal, a primeira atitude que deve ser tomada é descobrir a causa desse fenômeno.

Para isso, é muito importante que você procure um médico especialista para que ele te encaminhe para fazer uma exames, pois, como dito anteriormente, queda de cabelo pode ser sintoma de várias enfermidades e, nesses casos, a única maneira de fazer com que pare de cair é tratando a doença principal.

Entretanto, existem algumas coisas que podem causar queda de cabelo e que podem ser tratadas em casa, por exemplo:

  • Queda de cabelo causada por causa da dieta pobre em nutrientes: normalmente, quando não são ingeridas quantidades suficientes de proteína, ferro, zinco, vitaminas A, B e C, entre outros, então o cabelo cai. Para reverter essa situação, é preciso adotar uma dieta mais balanceada;
  • Queda de cabelo causada por seborreica: a famosa caspa também é uma das causas da queda de cabelo de muita gente. Nesse caso, adotar um shampoo anti-caspa e tentar se livrar do problema também ajuda bastante;
  • Queda de cabelo causada pelo cabelo muito pesado: quando o cabelo está muito grande e é volumoso, tende a cair mais. Portanto, manter o corte saudável é sempre uma boa pedida;
  • Queda de cabelo por calvície: a calvície, normalmente por fatores genéticos, pode ser retardada com o uso de minoxidil, uma loção que ajuda a desenvolver fios mesmo em áreas em que já não existem mais cabelo;
  • Queda devido a desnutrição dos cabelos: muita gente não se importa com a qualidade dos produtos que usa no cabelo e essa falta de cuidado se manifesta de diferentes formas e pode fazer com que ele fique seco, quebradiço ou até mesmo que ele caia mais do que o normal. Nesses casos, a melhor pedida é que você passe a tratar esses efeitos usando, para isso, shampoo especial para o seu tipo de cabelo, um bom condicionador, entre outras coisas. Porém, em caso de danificação extrema, é muito importante que você adota cronograma capilar que atua contra queda de cabelo (especialmente aqueles que usam produtos mais naturais e com pouca química);

O que é bom para queda de cabelo caseiro?

Além dos tratamentos descritos anteriormente, existem atitudes que podem ser tomadas em casa para melhorar a saúde dos fios, entre elas:

  • Massagear o couro cabeludo para estimular os folículos capilares;
  • Óleo de rícino: esse produto pode ser usado puro ou junto com óleo de coco. O ideal é passar ele no cabelo e deixar agindo por duas horas e então lavar normalmente com água e shampoo;
  • Babosa: bata a babosa no liquidificador (apenas o gel que fica dentro da casca) e aplique no cabelo por 30 minutos. Depois disso, basta lavar normalmente com água e shampoo;
  • Máscara de abacate: essa fruta é rica em vitaminas E e A e, por isso, especialmente se o seu cabelo estiver danificado, é um excelente tratamento. Nesses casos, você deve bater a fruta junto com chá verde no liquidificador e aplicar no cabelo por 30 minutos. Depois disso, basta lavar normalmente com água e shampoo;
  • Creme de amoreira: um outro procedimento bastante comum para tratar da queda de cabelo é usar creme de amoreira. Nesse caso, basta pegar duas colheres de folhas de amoreira picada, juntar com 300 ml de água (que deve estar quente) e fazer um chá. Quando essa bebida esfriar, com um algodão, deve ser aplicado o produto no cabelo por, no máximo, 30 minutos. Porém, atenção: antes de aplicar, saiba que essa bebida é considerada forte e, sendo assim, seu cabelo pode sofrer alguns danos a depender da química que foi aplicada nele. Além disso, não é aconselhado ir ao sol depois de aplicar esse produto.
selagem caseira receitas caseiras

Qual a melhor vitamina para o cabelo parar de cair?

Como dito anteriormente, uma das causas da queda de cabelo nos dias de hoje é uma dieta pobre em nutrientes.

Sendo assim, no que diz respeito à avitaminose (estado em que falta vitamina no organismo), a ausência do complexo B (B1, B2, B5, B7, B9, entre outras), da vitamina D, vitamina C e vitamina A possuem ligação direta com queda de cabelo, especialmente porque esses nutrientes são responsáveis pela nutrição, manutenção e renovação dos fios.

Entretanto, assim como a falta dessas vitaminas pode causar a queda de cabelo, o excesso de ingestão delas (hipovitaminose) também causa o mesmo efeito, pois pode “intoxicar” as células capilares, fazendo com que o ciclo de renovação capilar seja interrompido.

Nesse contexto, antes de sair tomando altas doses de multivitamínicos, é importante fazer uma análise de quais são os nutrientes que estão faltando no seu corpo e qual a quantidade certa para tomar.

blog Risoto de camarão Receita passo a passo

O que colocar no shampoo para o cabelo parar de cair?

Existem diversas receitinhas disponíveis na internet para quem deseja turbinar o shampoo e diminuir a queda de cabelo. Entre elas, podemos destacar:

  • Turbinando o shampoo com babosa: 

Bata três folhas de babosa no liquidificador e adicione ele juntamente com óleo de alecrim (cinco gotas), tônico capilar antiqueda (duas colheres) ao shampoo neutro. Quando for usar, intercale lavagens do shampoo normal com essa receita.

  • Turbinando o shampoo com óleo de rícino e babosa:

Bata três folhas de gel de babosa no liquidificador e misture a um shampoo neutro juntamente com o óleo de rícino (duas colheres). Quando for usar, intercale lavagens do shampoo normal com essa receita.

  • Turbinando o shampoo com cravo da índia, canela e alecrim:

Misture uma colher de folhas de alecrim, canela (três colheres da versão em pó) e o cravo da índia (uma colher) ao shampoo sem sal. Antes de usar, é importante que a mistura fique “descansando” por 7 dias para que fique apurada.

Quando for usar, intercale lavagens do shampoo normal com essa receita.