Desmame: Saiba o Melhor Momento para Desmamar seu Filho!

O momento do desmame é a fase mais complicada para as mamães e para seus bebês também.

Publicidade

Quebrar aquele vínculo entre mãe e filho que os unia não é uma tarefa fácil, mas infelizmente é um momento que sempre chega na vida de todas as crianças. 

Mas, quando é o momento certo para o desmame? 

Essa dúvida surge muito entre muitas mamães que já possuem filhos com mais de um aninho  que ainda estão no peito mesmo já se alimentando com comidas amassadas e macias. 

Trazemos esse artigo para te fazer entender como funciona essa fase do desmame é quando é o melhor momento para isso: 

Como sei que meu bebê está preparado para o desmame? 

O bebê dá indícios do desmame quando ele já não tem tanto apego ao peito como antes, não pede para mamar com frequência e consegue ficar um tempo sem pedir o leite. 

Os principais sinais do começo do desmame são muito fáceis de perceber: 

 – Seu filho vai aceitar outras variedades de alimentos;

 – Quando começar a se sentir incomodado, vai aceitar outras alternativas sem ser o leite;

 – Você vai perceber que ele não vai pegar seu peito com muita facilidade, vai negar algumas vezes quando você oferecer o mamar;

 ‐ Vai aceitar os brinquedos quando quiser mamar e você não tiver disponibilidade;

 – Vai manter a calma e aquela ansiedade para mamar já não vai mais existir. 

Todos esses sinais são muito importantes que você observe para não correr o risco de forçar seu pequeno a fazer algo que não sente vontade, acabando por provocar incomodo e até deixá-lo irritado pela insistência. 

Quando sei que estou preparada para o desmame? 

Essa questão é algo mais delicado, pois a maioria das mamães nunca desejam que esse momento chegue depressa, não é?! Afinal, aquele vínculo e momento único com seu filho são coisas indescritíveis.

Mas, infelizmente tudo que é bom sempre tem um final. 

Você começa a perceber que seu próprio corpo vai dar sinais do desmame, seu leite já não vai ter mais tanta produção, você vai perceber que já não sente mais seus seios encherem com frequência, e seu filho não vai se sustentar apenas com o leite. 

Geralmente isso acontece após o sexto ou o primeiro ano de vida do seu pequeno, dependendo de mãe para mãe.

O desmame naturalmente vai acontecer, seja ele rápido ou mais prolongado, ele sempre vai chegar na vida de uma mãe. 

Então, mãezinha, já vai preparando seu coraçãozinho para a quebra desse vínculo tão único e mágico entre você e seu menino. 

Quando é melhor iniciar o desmame?  

O desmame é algo muito natural, nunca deve ser feito à força e contra a vontade do seu pequeno.

Não há nenhum problemas continuar amamentando até quando seu pequeno quiser, pois o leite é muito importante para o desenvolvimento e a imunização do seu filho. 

Agora, se você precisa realizar o desmame por motivos profissionais ou por não estar mais produzindo leite o suficiente, tente distrair seu pequeno com outras coisas; substitua o momento da amamentação por alguma papinha, alguma outra comida que o agrade, faça vitaminas ou aquele suco preferido e dê aos poucos até que Ele se esqueça do “mama”.

Lembrando que esse processo requer tempo, não espere que seu filho venha desmamar de um dia para outro. 

Muita paciência e força de vontade, combinado mamãe?! 

BLOG As 10 Fotos Mais Engraçadas Já Tiradas Em Casamentos

Meu filho já tem mais de um ano e ele ainda mama. Como posso realizar o desmame? 

Antes de realizar o desmame, você precisa estar segura com essa decisão, pois não é uma decisão simples e nem fácil de tomar.

Você precisa ter certeza do que quer e se não vai se arrepender por não ter deixado seu pequeno desmamar por conta própria. 

Depois de pensar muito sobre isso, não tem segredo; faça substituições, aumente o tempo de uma mamada a outra, incremente alimentos que o sustente por mais tempo, tente evitar consumir alimentos que ajuda na produção de leite até que ele venha secar completamente. 

Se você não tiver certeza sobre essa decisão, aconselhamos que você converse com seu parceiro ou com Seus familiares mais próximos sobre essa decisão e pense muito bem antes de agir sem uma certeza e acabar se martirizando por não ter esperado um pouco mais para isso. 

Quais tipos de desmame existem? 

Há quatro tipos do desmame: natural, parcial, planejado e abrupto.

Cada um deles possuem formas diferentes de serem feitas, te dando liberdade de escolher qual será melhor para você. 

Para entender melhor sobre cada um deles, vamos explicar o que diferencia cada um: 

Desmame natural

Seu nome já diz por si só, é algo que acontece naturalmente. O desmame pode ocorrer tanto da parte da mãe quanto da parte do bebê, depende muito como cada organismo irá funcionar. 

Ele consiste em nada mais, nada menos que a diminuição do seu leite ou a indiferença da presença dele na vida do seu pequeno. 

Desmame parcial

Esse desmame funciona da seguinte forma: você vai fazer um cronograma de mamadas por dia.

“Como assim?”, simples. 

Tente amamentar seu pequeno duas vezes no dia, de preferência pela  após dormir, faça esse teste por uma semana.

Se caso der certo, vá diminuindo aos poucos até conseguir tirar 100% seu pequeno do peito, se não funcionar, prolongue o tempo de mamadas até ele se acostumar. 

Desmame planejado

Sabe quando você já está preparada para deixar seu filho ser independente?

Esse é o momento para fazer o desmame. 

Comece com pequenas distrações, uma boa papinha, brinquedos favoritos até o momento dele se esquecer completamente do “mama”.

Desmame abrupto

Esse tipo de desmame não é muito aconselhável, pois consiste em você desmamar seu pequeno de uma vez, sem ir tirando o peito aos poucos.

Esse tipo de desmame pode causar uma espécie de magoa no pequeno, pois para ele pode parecer que você não quer mais que ele fique junto com você pelo fato do dia para noite você não querer mais amamentá-lo, podendo até causar uma ansiedade precoce no pequeno. 

Por isso, desmame como esses não são aconselháveis e são os menos indicados. 

Assim como os desapegos nas coisas que você ama, funciona da mesma forma com a amamentação, tem que ser aos poucos e com muita paciência. 

Como não queremos que o pequeno se sinta magoado, tenha paciência e vá realizando o desmame com muita cautela e delicadeza, mamãe. 

Compartilhe

Posts Relacionados

Saiba como tocar violino online- Aprenda sozinho violino em casa! Aplicativos Saiba como tocar violino online- Aprenda sozinho violino em casa! No brasil poucas pessoas sabem como tocar violino, pois o caminho para aprender a tocar violino do zero é longo e muitas vezes solitário. Afinal, ninguém da sua família ou amigos...
É bom sonhar muito? Confira a resposta! Dicas É bom sonhar muito? Confira a resposta! De acordo com um artigo publicado no jornal da Academia de Ciências de Nova York, as pessoas estão sonhando menos atualmente. No entanto, isso pode trazer prejuízos na sua vida, já...
Esses são os melhores filmes de comédia na Prime Vídeo de 2022 Amazon Prime Video Esses são os melhores filmes de comédia na Prime Vídeo de 2022 O Amazon Prime Video tem se tornado uma das maiores plataformas de filmes e séries do mundo. Batendo de frente com os gigantes do streaming Netflix e Disney Plus. No entanto,...
Saiba como ter internet da TIM de graça; Confira o passo a passo Aplicativos Saiba como ter internet da TIM de graça; Confira o passo a passo Muitos brasileiros estão agora pesquisando como ter internet da TIM de graça e se você deseja saber se isso é possível. Então vem comigo que irei te falar não só isso, mais...
Empréstimo NuBank simulador; Como fazer a simulação? Confira! Banco Nubank Empréstimo NuBank simulador; Como fazer a simulação? Confira! O Nubank vem facilitando a vida financeira dos brasileiros desde 2013. Diferente dos bancos tradicionais, o Nubank não possui juros abusivos e burocracias.  Isso acaba sendo...
Como fazer um planejamento financeiro empresarial? Dicas Como fazer um planejamento financeiro empresarial? A maioria de nós sabe que devemos economizar dinheiro. Mas quando se trata de realmente fazer isso, as pessoas tendem a cair em dois campos: não planejadores e não planejadores. ...
É fã de carros? Veja como utilizar desse elemento na decoração dos ambientes Aplicativos É fã de carros? Veja como utilizar desse elemento na decoração dos ambientes Não é segredo para ninguém a grande paixão de muitas pessoas por carros, sejam os mais esportivos ou caseiros. Com isso, ao querer decorar algum tipo de ambiente, especialmente em...
Melhores apps de piano para iPhone e iPad Aplicativos Melhores apps de piano para iPhone e iPad Aprender a tocar piano não precisa ser difícil se você usar um dos aplicativos de aprendizado de piano abaixo que podem ajudá-lo a dar o primeiro passo, ou o segundo ou terceiro...
Simply Piano Para PC: Como Baixar Simply Piano Dicas Simply Piano Para PC: Como Baixar Simply Piano Se você está aqui é porque deseja saber como baixar o Simply Piano para o seu PC . Então vem comigo que irei te falar todo o passo a passo simples e direto ao ponto. ...
Onde investir meu dinheiro para render mais 2022 para 2023 Dicas Onde investir meu dinheiro para render mais 2022 para 2023 Você provavelmente está recebendo muitos conselhos de investimento de amigos, família e da internet. Pode ser difícil saber em quem confiar. O fato é que a maioria das pessoas...
Google Fotos- Saiba a maneira mais rápida de Restaurar backup Google fotos! Dicas Google Fotos- Saiba a maneira mais rápida de Restaurar backup Google fotos! O Google Fotos é o jeito mais fácil e seguro de armazenar vídeos e fotos do seu celular, isso sem preencher o espaço do seu smartphone. Além disso, é possível transferir imagens e...
Útil E Prático: 25 Maneiras De Usar Bicarbonato De Sódio Dicas Útil E Prático: 25 Maneiras De Usar Bicarbonato De Sódio O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais versáteis que temos em casa. Para muitos, ele seria apenas um ingrediente efervescente que auxilia o alívio do estômago. ...
Recupere os arquivos no Google Drive com esses passos simples Aplicativos Recupere os arquivos no Google Drive com esses passos simples O Google Drive é a melhor ferramenta de armazenamento de arquivos  disponível atualmente, ótimo para quem não possui memória  disponível em seu dispositivo. Diferente de seus...
Passe Isso Para Aumentar os Seios: AUMENTEI meus seios em 5 Semanas Dicas Passe Isso Para Aumentar os Seios: AUMENTEI meus seios em 5 Semanas Você seios pequenos e deseja aumenta-los? Algumas amigas estavam reclamando dos seios pequenos. Busquei algo que pudesse ajudar. Foi então que encontrei o...
Cartão Construcard Caixa – Veja como construir sem gastar muito! Dicas Cartão Construcard Caixa – Veja como construir sem gastar muito! Veja nossas super dicas para você construir sem gastar muito e economizar em suas obras! O crédito habitacional e a queda dos juros dos financiamentos de imóveis têm crescido...

Dicas Do Freitas é um portal de notícias sobre o dicas em geral que traz as últimas novidades e tendências do setor, apresentando também dicas de aplicativos para quem gosta de se manter atualizado e conhecer os melhores apps disponíveis na plataforma Android e IOS.

Inicio | Guest Post | Contato | Politicas de Privacidade | Quem Somos | Termos de Uso

Este site não é afiliado ao Facebook ou a qualquer entidade do Facebook. Depois que você sair do Facebook, a responsabilidade não é deles e sim do nosso site. Fazemos todos os esforços para indicar claramente e mostrar todas as provas do produto e usamos resultados reais.

© 2022 -

Aviso de Cookies

O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK