A maioria de nós sabe que devemos economizar dinheiro. Mas quando se trata de realmente fazer isso, as pessoas tendem a cair em dois campos: não planejadores e não planejadores.

Os não planejadores geralmente economizam quando podem, talvez colocando uma pequena quantia em um plano de aposentadoria no local de trabalho, na esperança de que tudo dê certo no longo prazo.

Os planejadores geralmente sabem para que estão economizando, quanto precisam guardar e quanto tempo levarão para atingir seus objetivos.

Administrar uma empresa de sucesso exige criatividade, paixão e dedicação.

Como proprietário de uma empresa, ter uma visão é o primeiro passo para criar uma empresa que possa suportar os vários altos e baixos que advêm da propriedade de uma empresa.

Porém, para colocar as coisas em movimento e garantir que seus sonhos empresariais se tornem realidade, ter um planejamento estratégico para o futuro da sua empresa é fundamental.

Passos para a criação de um plano estratégico:

O primeiro passo para desenvolver um plano estratégico é olhar para o negócio como um todo. Avalie o que é necessário para estabilizar as coisas e isso o ajudará a criar um caminho para o sucesso.

Esta é a parte em que você se diverte sonhando e visualizando para onde deseja que as coisas cheguem.

Converse com outros proprietários da empresa, se houver, ou com outros membros-chave da equipe, para que todos estejam de acordo com suas ideias.

Peça a opinião deles. Sonhem juntos e elaborem um plano que leve ao sucesso com o mínimo de interrupções possível.

É importante que você e as pessoas de sua equipe possam se unir para o bem comum da empresa.

Depois de saber a direção em que está indo, você pode criar um plano para chegar lá. Portanto, o próximo passo é definir metas.

Encontre algumas maneiras tangíveis de atingir essas metas, dando pequenos passos no início, se necessário.

Dê aos membros da sua equipe a oportunidade de participar ajudando a atingir essas metas – isso lhes dá um senso de propriedade da empresa e de seu sucesso.

Outra parte importante da criação de um plano estratégico é pedir ajuda, se necessário. Muitas vezes, os negócios desmoronam porque o (s) proprietário (s) assumiu tudo sobre si e eles simplesmente não conseguiram administrar tudo.

Esteja você apenas começando como empresa ou planejando mudar o foco da empresa no próximo ano, lembre-se de que a comunicação sobre a missão da empresa é importante.

Quanto mais pessoas ao seu lado estiverem comprometidas com o sucesso da sua empresa, maior será a chance de você criar uma empresa que resista ao teste do tempo. 

O planejamento estratégico cria um roteiro para sua empresa e identifica os resultados mensuráveis ​​necessários para chegar lá.

Encontrar o caminho mais curto para seus resultados significa priorizar metas de curto e longo prazo para chegar lá. Depois disso, você pode alocar tempo e recursos para alcançar resultados.

Os planos estratégicos geralmente incluem metas de receita, processos operacionais, quadro de funcionários, marketing, vendas e retenção de clientes.

A forma como uma empresa captura essas mensuráveis ​​varia de acordo com os diferentes modelos de planejamento estratégico.

Antes de realizar um plano de projeto, é útil para a equipe de liderança de uma empresa começar a pensar sobre quais metas são mais importantes para o sucesso de sua organização.

Normalmente, a maioria das metas de planejamento estratégico se enquadra em uma das seguintes categorias:

Qualidade: Essa meta significa que uma empresa está tentando melhorar a qualidade dos produtos e serviços que fornece.

Velocidade: as empresas com foco na velocidade desejam atender aos clientes com mais rapidez ou agilizar os principais processos de fabricação.

Confiabilidade: as empresas que desejam fortalecer sua reputação com os clientes costumam fazer da confiabilidade seu objetivo principal.

Custo: muitas empresas tentarão cortar custos encontrando novas maneiras de aumentar as margens de lucro.

Flexibilidade: quando a flexibilidade é um objetivo, as empresas desejam ser capazes de reagir às mudanças nas condições de marketing rapidamente.

Etapas do planejamento estratégico:

Embora existam muitos processos de planejamento estratégico diferentes sobre os quais você possa ler, a maioria tem algumas variações dos seguintes estágios:

1. Identifique sua posição estratégica

É aqui que a empresa define objetivos de curto e longo prazo e as etapas que pode tomar para alcançá-los.

2. Reúna pessoas e informações

Durante esta fase, você reunirá as pessoas e as informações necessárias para determinar se há outros fatores que você deve considerar antes de implementar seu plano.

3. Realize uma análise SWOT

Durante esta fase, você identificará os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua empresa. Isso o ajudará a refinar os objetivos de sua organização, para que ela possa prosseguir da maneira mais construtiva. É útil consultar um modelo de análise SWOT neste estágio para obter o máximo deste exercício.

Usando nossa empresa de refrigerantes como exemplo, podemos perceber, depois de realizar uma análise SWOT, que há uma grande oportunidade em um novo mercado internacional.

Portanto, isso substituiria nosso objetivo original de direcionar um grupo demográfico específico.

4. Formule um plano estratégico

Então, durante essa fase, a empresa de refrigerantes vai criar um plano que detalha quais são seus objetivos, como pretende alcançá-los, como o sucesso será medido e qual o prazo para atingi-los.

5. Execute o plano estratégico

Cada departamento tem um papel a cumprir para garantir que o plano estratégico seja cumprido.

Portanto, o departamento de marketing pode criar um plano de implementação de publicidade para o mercado externo que a empresa planeja atingir.

6. Monitore constantemente o desempenho

Ele também avalia se algum ajuste precisa ser feito ao longo do caminho para atingir as metas de longo prazo da empresa.

Novamente, com nossa empresa de refrigerantes, para fazer isso, provavelmente começaríamos analisando as tendências de vendas e nosso percentual de participação de mercado na região de implantação.

Isso conclui um processo de planejamento estratégico padrão.

A maioria dos processos de planejamento estratégico contém de quatro a sete etapas, portanto, este é apenas um exemplo de como uma organização pode passar pelo processo de planejamento estratégico.

Há outros. Na verdade, é apenas uma questão de encontrar um processo que funcione melhor para as necessidades da sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *